Total de visualizações de página

domingo, 27 de setembro de 2015

Porque é preciso aprender junto



O Projeto CRIATIVIDADE E INTERCULTURALIDADE tem como objetivo promover a articulação dos saberes na Escola Básica, favorecendo a interface teórico-prática na sala de aula e a reflexão acerca da diversidade sociocultural, da multiplicidade de relações no ambiente escolar e das possibilidades de reconhecimento das diferenças e cooperação entre os sujeitos.
Para alcançar esse objetivo, o projeto se propõe a realizar eventos de formação continuada, atividades de extensão e produzir materiais didáticos com foco no desenvolvimento de atitudes interculturais pautadas no princípio do respeito pela diversidade e da participação democrática. Várias são as questões provenientes desse desafio: 
  • De que forma o racismo, o etnocentrismo e a inclusão perversa são observados nas relações humanas e sociais nos diferentes espaços da escola?
  • Como adaptar o currículo formal para atender aos alunos com deficiência e possibilitar-lhes acesso ao mundo do trabalho?
  • Ética, conduta social, normatização nas relações de gênero: é possível?
  • Que saberes docentes precisam ser construídos para atuar na perspectiva da educação intercultural?
I CICLO DE DEBATES DIALOGANDO SOBRE POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA visou problematizar temas importantes e complexos para a sociedade atual, com vistas a superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica.
Dentre os temas propostos para a edição de 2015 destacam-se as questões de gênero, etnia e a complexa relação entre a deficiência e o mundo do trabalho. Além disso, o evento se constitui como um espaço de formação continuada destinado à discussão e produção de conhecimento sobre tensões, desafios e possibilidades na formação do professor reflexivo.
  
Dialogando sobre racismo, etnocentrismo e inclusão perversa ( 4 de setembro)


O mundo do trabalho e o mundo da deficiência: o papel da escola (11 de setembro)


Questões de gênero no espaço escolar (18 de setembro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário