Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ligados na escola: ano II / 2015

undefinedDe acordo com a definição proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Essa definição pressupõe o reconhecimento da saúde como um direito de todo o ser humano, independente das diferenças que possua. O evento Educação em Saúde: Ligados na Escola foi concebido pela Disciplina de Patologia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e seu desenvolvimento conta com a parceria das Ligas Acadêmicas de Medicina da   UERJ, do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), ambos do Colégio Pedro II.
O objetivo geral do evento é promover o debate sobre o conceito de saúde e suas dimensões mental, física e social, junto a estudantes da Educação Básica de escolas públicas do Rio de Janeiro, tomando como parâmetro a definição da OMS. A estrutura do evento prevê a realização de oficinas de caráter teórico-prático com base nos modelos de análise de casos e da resolução de problemas, focados na promoção de comportamentos de saúde.
Parte-se da ideia que as ações de esclarecimento acerca da importância do autoconhecimento para o autocuidado colaboram para o desenvolvimento da consciência de si necessária à autorregulação da própria saúde e a da coletividade. Tem-se como princípio que o caráter transversal da temática Saúde pode proporcionar a aprendizagem integrada de conteúdos escolares variados e o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis ao processo de autogestão do conhecimento.


Programação evento 2015:
Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e Exercício (LAMEEx) e Liga Anatomia Aplicada (LAA)
Oficina: Lesões no esporte
Liga de Cardiologia da UERJ (LICor)
Oficina: Como vai seu coração?
Liga de Infectologia (LINFECT)
Oficina: Hanseníase e tuberculose: educando de forma interativa
Liga de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC)
Oficina: Drogas na atenção primária à saúde
Liga Acadêmica de Medicinas e Espiritualidade (LiAME)
Oficina: E essa tal de espiritualidade? Um papo sobre morte, sentido da vida e intolerância religiosa

Liga Acadêmica de Oncologia (LIONCO)
Oficina: Você é o que você come
Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASMu)
Oficina: (Des)construção a respeito da saúde da mulher: uma conversa sobre saúde, violência, sexualidade e sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário