Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de junho de 2015

LACIIPED - Produzindo, transformando e mobilizando saberes

As reuniões do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica ocorrem às sextas-feiras, das 14h30 às 18h, no Laboratório de Informática do Campus Engenho Novo II. Essas reuniões são abertas à participação de professores do Colégio Pedro II e de docentes de outras instituições interessados em compartilhar experiências e produzir conhecimentos.



Durante os encontros a equipe de professores desenvolve, coletivamente, processos de formação continuada que mobilizam diferentes tipos de saberes na busca por superar a fragmentação teoria-prática. Em consonância com a perspectiva de Tardif (2007) entendemos que 
(...) o trabalho dos professores de profissão deve ser considerado como um espaço prático específico de produção, de transformação e de mobilização de saberes, e, portanto, de teorias, de conhecimentos e de saber-fazer específicos ao ofício de professor. Essa perspectiva equivale a fazer do professor (...) um sujeito do conhecimento, um ator que desenvolve e possui sempre teorias, conhecimentos e saberes de sua própria ação. (p.53)

Ao analisamos as nossas próprias vivências profissionais, estruturarmos e organizarmos nossos projetos coletivos nos lançamos ao desafio de aproximar teorização e argumentação. Para Tardif (2007), "argumentar significa aduzir razões bem formuladas, tecidas, tramadas teoricamente, para que possam merecer a atenção e até mesmo o acatamento do outro" (p.81). Partimos, desse modo, da desconstrução das nossas próprias certezas e empreendemos processos de questionamento reconstrutivo, fundados em reflexões na e sobre a prática.



Adotamos, para tal, uma perspectiva transdisciplinar através da qual entendemo-nos como sujeitos ativos e produtores de saberes, por meio das áreas de conhecimento as quais estamos vinculados. 


Adaptado de Monserrat Moreno, 1999.








Nenhum comentário:

Postar um comentário